top of page

As Cinco Sabedorias / 5 elementos

As Cinco Sabedorias

Em base do retiro com Yumma Mudra e Michel Raji

O corpo cósmico, a consciência infinita primordial de onde tudo surge e habita, é uma coisa só. Mas compreender e viver isso de fato as vezes pode ficar teórico demais. Mas se observarmos um grande mandala por exemplo - sabemos que é um, mas ele é feito de muitas partes e para construi-lo, vamos por partes e estudamos as partes com a esperança de um dia perceber que cada particula contém a inteligência perfeita do universo. Não precisamos registrar cada canto do universo e nem viajar anos-luz, mas se estudarmos nosso próprio corpo, veremos que é o mesmo, é o micro desse incrível macro-cosmo.

Considerando isso, observamos os cinco elementos que compoem a natureza: espaço, água, terra, fogo e ar. Mas eles não se limitam à manifestação física mas também à emocional. De acordo com Yumma Mudra que estudou a fundo a linha de Chogyam Trungpa Rimpoche (autor do Dharma Art - recomendo!) podemos ter falta ou excesso de um elemento em nível emocional e que se não trabalharmos é quando pode se manifestar de forma física, como uma doença.

A seguir um pouco e muito resumido as qualidades de cada elemento/sabedoria com as fotos do nosso lindo retiro das Cinco Sabedorias comigo, Yumma Mudra e Raji que aconteceu nesse mês de 12 a 18 de março no meu espaço, o Atelier YabYum.

Buda: Sabedoria do Vazio - Buda Vairochana - Elemento Espaço (éter) Branco: Você se sente aberto e com espaço para pensar, para criar, tem tempo para os outros e consegue relaxar no que é e em tudo que se apresenta, é fértil e vibrante. Na falta dele você se sente perdido, bloqueado e sem esperança. No excesso dele, você se sente desorientado, perdido, desconectado, sem foco.

Vajra: Sabedoria do Espelho - Buda Akshobya - Elemento Água - Azul:Sente-se confortável em sua própria pele, sereno, atencioso sem esforço, compreende a realidade dos outros, flui e é puro e refinado. No desequilibrio desse elemento há turbulência, conflito de ideologias, raiva, desconforto ou acomodação dentro de uma situação não favorável.

Ratna: Sabedoria da Equanimidade - Buda Ratnasambhava - Elemento terra - amarelo: Estabilidade, estrutura, conforto, confiança e riqueza, abundância e generosidade natural, acolhimento. Quando em desequilibrio é ganância, avareza, apego, manipulação e preguiça. Medo da morte e dos novos ciclos da vida.

Padma: Sabedoria do Discernimento - Buda Amithaba - Elemento Fogo - vermelho: em equilibrio ele se manifesta no seu ser como alegria, carinho, compaixão, intimidade, transformação e maturidade, inspiração, alquimia, entusiasmo, curiosidade, magnetizador, vontade de viver e de envolver os outros na sua vida, a chama no coração, amor divino. Em excesso sente-se agitado, dramatico, apegado às intensidades amorosas, intolerante, insônia, irritado. Na falta de fogo sente-se carênte, sem energia, vitalidade, vontade e sem iniciativas.

Karma: Sabedoria da Causalidade - Buda Amoghasiddhi - Elemento Ar - verde: o ar tudo move, mas não se vê e nao se agarra, ele traz o frescor, as novas idéias, é flexível, espontâneo, agil, vivo, desapegado, comunicativo, pratico, intenção, realizador. Na falta desse elemento, o ser se sente estagnado, não expande nenhuma idéia e tem dificuldade de aprofundar nas relações. No excesso é inquieto, não consegue fixar em um lugar ou com alguma idéia e é facilmente influênciado.

De forma muito resumida, com essas características, podemos perceber essas influências na nossa vida. Yumma deu alguns exemplos muitos lindos como também cada um desses elementos não agem de forma independente, seus acumulos ou escasez é de acordo de como os outros estão. Um arqueiro, por exemplo, percebe o espaço que esta e se posiciona (buda, éter), mira no foco (Vajra, água), usa força e estica a corda (ratna, terra), sente o equilibrio e conexão entre ele, arco, paisagem e a mira (padma, fogo) e então solta a flecha (karma, ar).

Ha muito o que estudar e se aprofundas nas Cinco Sabedorias, aqui listo em ordem os videos deixados por Yumma Mudra para quem quiser saber mais um pouco:

Video 1/5: Quintessencia Video 2/5: AGUA Video 3/5: TERRA Video 4/5: FOGO Video 5/5: VENTO

Nosso retiro foi intenso, transformador, divertido e profundo formado por um grupo maravilhoso de 15 pessoas, onde criamos, pintamos, cantamos, dançamos e meditamos por uma semana recebendo e praticando todo esse conhecimento. Esperamos poder repetir a vinda de Yumma e Raji que também nos ensinou o Sopro, a respirar de formas que nunca imaginamos, trazendo sua dança, seu giro e sua presença plena.

Ao fim convido a ver nossa galeria de fotos do retiro completo que terminou com a celebração do aniversário de um ano do Atelier YabYum, onde cada um se apresentou de forma artística e inteira! Pessoalmente me senti muito realizada e profundamente feliz e grata para com essa vida e por ter um companheiro que acompanha e apoia nas realizações dos sonhos sempre com olhos vibrantes e de amigos que acreditam poder construir um sonho em comum.

Com muito amor e devoção, te convido ao Caminho do Artista Peregrino!

Tiffani Gyatso

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page