Making of da pintura thangka do Buda Amithaba na Terra Pura, 2017.
 

À sua volta estão os Oito Bodhisatvas, que em conjunto representam os estados puros das Oito Consciências, eles são: Manjushri (amarelo com uma espada e o sutra)Avalokiteshvara (branco e com uma pele de cervo)Vajrapani (azul escuro com um dorje)Maitreya (amarelo com um vaso e uma roda)Kshitigarbha (ou Sayi Nyingpo, verde com uma jóia)Akashagarbha (ou Namkay Nhyngpo, amarelo com uma espada)Sarvanivaranavishkambhin (Dripa Namsel, vermelho com uma lua)Samantabhadra (azul escuro com um sol).
Para compor esse thangka, pesquisei com meus tutores e livros, mas a representação dos Oito Bodhisatvas variam, muitas vezes se vê Avalokteshvara e Vajrapani de pé. O lugar onde os outros se posicionam também varia. Escolhi fazer dessa forma em base da instrução do meu tutor Sonam. Ao pé dele há 3 monges em reverência sobre uma lótus - esse ha em praticamente todos que pesquisei, mas o significado varia e prefiro tirar conclusões mais claras antes de falar deles.
A Terra Pura de Amithaba representa um estado de mente / consciencia - mas também um lugar, onde se espera ir após a morte, livre de aflições de samsara. 

Como foi feito:

Usei uma tela ja feita e coloquei varias camadas finas de gesso liquido para que a superficies ficasse lisa. Depois pintei a base açafrão com cor e chá preto. Fiz o desenho a mão livre no papel e depois passei para a tela com carbono de costureira. Fiz os retoques e iniciei a pintura. Toda tinta de base é acrilica fosca e todo o efeito de sombreado de pontilhado com guache. Usei um dourado especial aquarela, que não havia experimentado antes e me surpreendi com sua cobertura - fiquei bem satisfeita. Finalizei contornando com nanquim. Os últimos traços foram os olhos de Amithaba, que tradicionalmente 'se abre' quando esta tudo pronto.

© 2015 Tiffani Gyatso

Tiffani Gyatso

Atelier YabYum

Cx.Pst. 66 Extrema, MG

37640-000 - Brasil

E-mail: arteperegrina@gmail.com

  • Instagram ícone social
  • Facebook Classic
  • YouTube Social  Icon