Brazilian Artist Tiffani Gyatso

A Artista - Tiffani Gyatso

Eu pinto, pois sigo meu coração, de outra forma, nada faria sentido para mim, através da pintura sigo minhas curiosidades e vou em busca da minha verdade, eu as descubro através do processo artístico – cada um tem sua verdade, mas é difícil de escutar. Muitos de nós seguimos o que é nos dito fazer. Ser um artista é ter um espírito aventureiro. E grata por ter tido uma vida de muitas aventuras e expedições – assim exploro extensivamente meu mundo interno.

Nasci em São Paulo, 1981 – cresci em uma comunidade nas montanhas de sul de Minas, em Extrema, que meus pais mesmo criaram. Na adolescência vivi em um veleiro nas marinas de Ubatuba e Ilhabela. Não sendo um ser da água, me alegrei em ter a oportunidade de aos 16 anos ir viver na Austrália passando alguns meses no deserto em uma tribo aborígene e aprendendo sobre uma cultura profunda e marcada. Eu nunca quis parar dês de então, conhecer outras culturas, outras mentalidades, me provava que o 'eu' não era o limite, o 'eu' seria só uma testemunha dos infinitos universos em um planeta só. O fascínio, a paixão, a admiração e o despertar espiritual me movem.

 

Vinda de uma família buscadora, no ano de 2000, juntei-me com minha família para uma grande viagem de motorhome da Alemanha (origem de minha mãe) até a Mongólia, cruzando toda a Rússia por muitos meses. Na Mongólia vi a arte sacra do budismo tibetano e me identifiquei imediatamente. Mas antes de me dedicar a aprender essa arte, denominada de thangka, voltei à Alemanha onde trabalhei por mais 3 anos e estudei a língua e design gráfico. Em 2003 me mudei para Índia, sendo aceita como a primeira ocidental pelo Instituto de arte Norbulingka, fundado pela S.S. o Dalai Lama, em Dharamsala. La residi por três anos e publiquei meu livro “Life and Thangka” pela editora indiana LTWA e mais tarde no Brasil em versão virtual em português, a venda diretamente pelo download aqui.

Me casei com o pai do meu filho, um tibetano refugiado e voltamos ao Brasil para que eu pudesse dar a luz, em 2006. Com ninguém formado nessa arte tão específica e complexa da arte tibetana, um centro budista do Rio Grande do Sul, liderado por Lama Padma Samten, me chamou para tocar um projeto das pinturas de um grande templo. Esse projeto levou cerca de cinco anos e foi realmente onde mais pratiquei tudo que havia aprendido na Índia.

Paralelamente ao estudo e trabalho de thangka, com minha curiosidade e fascínio sempre vivos, explorava a pintura contemporânea e desenvolvi um modo que iria mais tarde ensinar: a pintura intuitiva. Esse trabalho me levou duas vezes para Nova York onde expus em 2011 e 2015.

 

Em 2017, juntamente com meu novo esposo, fundamos o centro de artes orientais, o Atelier YabYum, no mesmo sítio onde cresci. O atelier é um espaço dedicado à workshops de thangka, pintura intuitiva e artistas convidados que trazem a mesma proposta da arte como devoção e autoconhecimento. Além de concentrar as aulas no atelier, já dei aulas no Brasil todo, também Chile, Peru e Portugal.

 

Em 2017 estou organizando o terceiro grupo que guio para Índia, através do que montei e chamo de Art Trip, uma viagem de descobertas internas e externas e encontro com outros artistas locais.

 

 

OBRAS

 

Tiffani Gyatso oferece uma proposta única para as suas obras de artes. Quando um cliente deseja uma pintura, ela se concentra em entender o ‘mundo’ da pessoa, conversando (pessoalmente ou por Skype) para sentir e intuir que cores, formas e símbolos representam não apenas a pessoa no momento, mas a essência virtuosa que a pessoa se dirige durante a vida toda.

 

A elaboração da obra de arte esta totalmente conectada com o coração da artista e o propósito simbólico da vida da pessoa que fez o pedido da obra. A pintura serve não apenas para dar beleza e harmonia para o ambiente da casa, mas serve para relembrar a pessoa de suas virtudes, inspira-a sobre o propósito de sua vida relacionada com a essência de sua personalidade.

 

As pinturas também servem para conectar com o propósito de espaços como: centros de yoga, meditação, restaurantes, residências, prédios, spas, hotéis etc.

 

"A iconografia budista de Thangka é como pão e a arte contemporânea é como água. Apenas de um não se vive, os dois são inteiramente necessários. Assim busco o equilíbrio, entre disciplina e liberdade, me perco e me acho, sonho, transformo e vivo em tudo que acredito ser minha verdade.

 

EXPOSIÇOES

 

- Outubro 2015 - "Sublime Worlds", duo show, Tibet House Gallery, Nova York, EUA.

- Agosto 2015 - "Onde anda a Onda", exposição coletiva, Museu Nacional de Brasilia, DF.

- November 2014 - Mundos Suspensos, exposição solo, galeria Matéria Plástica, Brasília, DF, Brazil.

- Abril 2014 - Inactu, exposição grupo, galeria da Unb Brasília, DF.

- Junho 2012 - “Mystic Nostalgia, solo exhibition at the Tibet House Gallery, Nova York, EUA.

- Fev 2010 - “ETRElaçados, solo exhibition at the Restaurante Japonês Saiko, Porto Alegre, RS.

- Dez 2009 - “Um outro Olhar exposição grupo, Shopping Burbuon Country, Porto Alegre, RS. 


 

© 2015 Tiffani Gyatso

Tiffani Gyatso

Atelier YabYum

Cx.Pst. 66 Extrema, MG

37640-000 - Brasil

E-mail: arteperegrina@gmail.com

  • Instagram ícone social
  • Facebook Classic
  • YouTube Social  Icon