top of page
7BDCF616-BC5A-42EF-A353-C4793D5D8751.JPG

A Artista - Tiffani Gyatso

Eu pinto pois sigo meu coração. De outra forma, nada faria sentido, é através da pintura que sigo as curiosidades do ser e vou em busca da verdade. Exploro através do processo artístico onde em cada obra revela-se uma verdade curiosa e percorro entre a penumbra do mistério nato e a revelação sútil de cada processo. Ser um artista é ter um espírito aventureiro. E grata por ter tido uma vida de muitas aventuras e expedições – igualmente exploro extensivamente meu mundo interno.

TIFFANI GYATSO cresceu em uma comunidade espiritual eclética que seus pais fundaram no interior de São Paulo, o Retiro Tao Tien. Estar na natureza, desenhar tudo que via ao seu redor e conviver com os animais, especialmente seus cavalos, que montava todos os dias, marcou a essência de seu espírito livre e buscador. 

Na adolescência viveu por dois anos em um veleiro, que depois trocou por uma experiência de viver em uma tribo aborígene na Australia por meio ano. 

Mas foi em um periodo que viveu como nomade com sua familia vivendo em um motorhome percorrendo da Europa até a Mongólia que ela descobriu as artes sacras do budismo tibetano e seguindo esse chamado foi para Índia em 2003 e foi aceita como primeira ocidental a estudar na escola de artes fundada por S.S o Dalai Lama, onde residiu até 2006, mesmo ano que teve seu filho com seu companheiro tibetano.

Publicou seu primeiro livro "Vida e Thangka" na India e depois

no Brasil em 2009. 

Entre 2007 a 2012 executou e coordenou o que seria um dos seus maiores projetos: pintar os murais do templo budista em Viamao, RS na comunidade de Lama Padma Samten - um projeto de 5 anos. 

Em 2017 se formou em Licenciatura em Artes Plásticas na Faculdade Dulcina de Moraes, Brasilia, DF.

Sua busca de conectar o sagrado e a arte a levou anos depois a fazer varias especializações em geometria islâmica no Prince School em Londres (2016-19) onde recebeu o maior ensinamento sobre mandalas e a geometria de uma forma orgânica e profunda. Em 2020 abriu a escola online Caravana de Mandalas tradicionais do mundo. www.mandalasonline.com.br

Em 2016 incluiu a experiência da dança como auto-conhecimento e combustão à um corpo de criatividade ingressando na escola Choreosophia idealizada por uma de suas principais mentoras Yumma Mudra (França) e Raji (Marrocos). Outro grande mentor na vida dela, foi seu mestre zen Alok Hsu Kwang-han que contribuiu enormemente para seu aprofundamento na arte como caminho da expressão autêntica. 

Em 2017 fundou o Atelier YabYum, um centro de retiros de arte para o despertar da consciência nas montanhas de sua infância. Ela oferece workshops de arte sacra do budismo tibetano, geometria sagrada e pintura intuitiva nesse espaço como também no Brasil todo e Peru, Chile, EUA, India e Nepal para onde também guia grupos anualmente. 

Além das artes tradicionais, ela desenvolve suas obras contemporâneas o qual inclui a equoterapia (com cavalos) para estimular sua percepção dos sentidos e criar à partir de um espaço intuitivo e de auto investigação, traduzindo em códigos pessoais que viram arte com grande beleza e sensibilidade. 

Você pode acompanhar sua agenda de oficinas, retiros artísticos e Viagens no link “workshops”. Quem se interessa, também pode entrar diretamente com Tiffani para desenvolver obras pessoais ou para seu espaço. Suas pinturas são únicas, feitas por encomenda (veja mais no link encomendas) 

 

 

OBRAS

 

Tiffani Gyatso oferece uma proposta única para as suas obras de artes. Quando um cliente deseja uma pintura, ela se concentra em entender o ‘mundo’ da pessoa, conversando (pessoalmente ou por Skype) para sentir e intuir que cores, formas e símbolos representam não apenas a pessoa no momento, mas a essência virtuosa que a pessoa se dirige durante a vida toda.

 

A elaboração da obra de arte esta totalmente conectada com o coração da artista e o propósito simbólico da vida da pessoa que fez o pedido da obra. A pintura serve não apenas para dar beleza e harmonia para o ambiente da casa, mas serve para relembrar a pessoa de suas virtudes, inspira-a sobre o propósito de sua vida relacionada com a essência de sua personalidade.

 

As pinturas também servem para conectar com o propósito de espaços como: centros de yoga, meditação, restaurantes, residências, prédios, spas, hotéis etc.

 

"A iconografia budista de Thangka é como pão e a arte contemporânea é como água. Apenas de um não se vive, os dois são inteiramente necessários. Assim busco o equilíbrio, entre disciplina e liberdade, me perco e me acho, sonho, transformo e vivo em tudo que acredito ser minha verdade.

 

EXPOSIÇOES

 

- Julho 2019 - "DOMA", solo, Galeria Indigo, Bragança Pta, SP

- Outubro 2015 - "Sublime Worlds", duo show, Tibet House Gallery, Nova York, EUA.

- Agosto 2015 - "Onde anda a Onda", exposição coletiva, Museu Nacional de Brasilia, DF.

- November 2014 - Mundos Suspensos, exposição solo, galeria Matéria Plástica, Brasília, DF, Brazil.

- Abril 2014 - Inactu, exposição grupo, galeria da Unb Brasília, DF.

- Junho 2012 - “Mystic Nostalgia, solo exhibition at the Tibet House Gallery, Nova York, EUA.

- Fev 2010 - “ETRElaçados, solo exhibition at the Restaurante Japonês Saiko, Porto Alegre, RS.

- Dez 2009 - “Um outro Olhar exposição grupo, Shopping Burbuon Country, Porto Alegre, RS. 


 

bottom of page