Atelier YabYum - Retiro de Artes nas Montanhas - Thangka Studio 

Tiffani Gyatso - Ahanti

O Atelier fica no sítio Retiro Tao Tien, em Extrema, MG (120km de São Paulo, Brasil), um lugar que pertence à família da artista Tiffani ha mais de 27 anos. O Tao Tien é um grande sítio com a maior parte sendo floresta protegida. Possui alojamentos que acomodam até 20 pessoas, um refeitório grande que oferece comida vegetariana, um templo com meditações diárias, 5 casas separadas dos moradores e o Atelier de Arte YabYum.

 

O Retiro das Artes, é um espaço construido dedicado a realizar retiros intensivos de arte que promovem a expansão da consciência e do estudo do ser profundo através das artes da pintura intuitiva, geometria sagrada, pintura tradicional tibetana, indiana e japonesa, dança, performance, meditação e outras manifestações inspiradoras sem nomes ainda.

 

Em especial será o primeiro centro de Artes especializado em promover a Arte Sacra do Budismo Tibetano: Thangka, ao qual Tiffani especializou-se na India. Seu plano é oferecer esse espaço também para seus mestres poderem passar seus ensinamentos.

 

Para ficar por dentro da programação e do desenvolvimento do Atelier YabYum, assine a newsletter no roda pé do site. 

Se você se interessa em saber mais sobre nosso objetivo e filosofia, leia adiante!

1/5

RETIRO DAS ARTES - Atelier YAB-YUM 

EVOLUÇAO DA CONSCIENCIA PELAS ARTES 

 

Yab-Yum quer dizer em tibetano mãe-pai, ou feminino e masculino - a união dos opostos. Em atrito se provoca a faísca da criatividade. Da união dos opostos se cria - é a união do espirito e da matéria. É o filho na terra da união entre o homem e o divino. O dissolver da dualidade representada em uma obra. 

Através de suas próprias experiências e encontros com mestres de varias tradições artísticas e religiosas e seus estudos na India sobre Arte Tibetana, sua pratica de meditações alternativas e pinturas intuitivas, Tiffani Gyatso desenvolveu um principio que ela chamou de “Caminho do Artista Peregrino”. Um estudo de muitas tradições artísticas que focam na evolução da consciência. Para experienciar essa filosofia na pratica e construir uma trajetória interna através da arte, o Caminho do Artista Peregrino trabalha em 4 “classes”, tomando uma árvore para representar o trajeto de estudo: 

 

A semente: “Regaremos” a semente com noções e introdução ao mundo da arte: historia da arte ocidental e oriental, revendo os mestres. Teoria da Iconografia sacra. Sumi-e. Perfomance. Contemplação. Pintura livre.  Dinâmica com o corpo, movimento, despertando e purificando. Palavras-chaves: degustando, conhecendo, plantando, descobrindo e didática. 

Raízes:  Artes Tradicionais. Artes Sacras (Tibetana, Bizantina, Islâmica), arte japonesa e chinesa. Reconhecendo e honrando a linhagem interrupta de ensinamentos e descobertas de grandes mestres da arte e seguindo seus passos. Palavras-chaves: Disciplina, respeito , compromisso, ritmo, aprendizado e principio.

Tronco: Identidade e expressão pessoal, materialização das obras de forma externa, intuitiva, visível e palpável. Palavras-chave: confiança, expressão, criação, desafio, provocação, questionamento, auto-analise, simbologia, elaborando códigos pessoais, descobertas, insights, surpresas, imprevisibilidade, autenticidade. 

Galhos: crescendo pelo espaço aberto - se tornando a obra em si, onde corpo e mente se unem na obra. Obra de natureza imaterial e efêmera. Perfomances e expressão espontânea. Palavras-chaves: tornando-se arte, totalidade, identidade,  transcendendo a obra em si, entrega, corpo, expansão. 

Frutos: Apoiando e promovendo elaboração de projetos criativos. Palavras-chave: objetivo definido, projeto pessoal, planejamento, apresentação, doação, envolvimento com o público de forma generosa e realização. 

 

"Quanto maior forem suas raízes, maior serão suas asas." 

- Osho

 

Filosofia 

O processo criativo que se resulta em uma obra de arte, um manuscrito, uma peça ou em uma dança, não se apoiam apenas nas técnicas do oficio, e sim no fogo do espirito que gera a energia e mantém a motivação. O Atelier Yab-Yum foca-se no exercício que provoca o ser a sair de sua casca protetora para renovar-se de forma consciente e criar de forma autentica. As atividades promovidas no atelier, são para despertar o Ser ao seu aspecto criativo, onde pode se expressar no mundo, tanto artístico quanto no cotidiano caseiro, de forma totalmente conectada com seu propósito de vida, sua essência e sua arte que lhe inspira de forma mais intima para viver a vida plenamente e intensamente. 

 

 

Atividades

O espaço se coloca como uma referencia de todas as artes que promovem a evolução da consciência através da pintura, da performance e contemplação. Preserva e promove cursos e estudo focados em:

Artes visuais: pinturas de origem e tradição ancestral, brotadas na intenção de ligar-se ao sagrado, como a pintura tibetana de Thangka. Arte da iconografia bizantina, arte dos arabescos islâmicos, geometria sagrada. Pintura da tradição japonesa, que promove a contemplação. Pintura contemporânea que evoca o processo intuitivo. Experimentos e técnicas da pintura mista para enriquecer os projetos de criação. 

Performance: inspira-se naquele que cria e se torna a obra de arte dentro de uma representação do próprio corpo presente e desperto. Qualquer arte ou criação, vem de uma trajetória de despertar mente, coração e corpo - onde em ritmo compassado criam. Acredita-se que a obra é a ponta do iceberg de toda uma construção de energia, personalidade e ideias e elas também podem e devem ser trabalhadas de diferentes maneiras corporais, mentais e emocionais previamente à criação em si, gerando os desbloqueio físicos e mentais que lubrificam as vias de expressão. 

Contemplativas: Inclui-se a meditação silenciosa e dinâmica. A silenciosa pode ser através da pausa do corpo em plena contemplação imóvel ou na caminhada zen. A meditação dinâmica, inclui meditações inspiradas nas dinâmicas do Osho e outros, através do movimento caótico do corpo, da dança e da catarse. 

 

Método

- Usa-se de meditações silenciosas, ativas, catarse, alternativas e inovadoras, dando espaço para o experimental para desbloquear, desentupir e lubrificar as vias de expressão do artista ou aspirante.

- Ensina-se técnicas des das tradicionais que ligam ao sagrado e exigem disciplina do estudo e do processo minucioso de um projeto às artes livres de exploração do auto-descobrimento com orientação direcionada à evolução positiva do ser. 

 

Público

Um lugar para todos amantes da arte, aspirantes ou artistas profissionais: pintores, escritores, dançarinos, atores, músicos, escultores… que amam tanto todas essas possíveis formas de ser no mundo e que desejam alcançar um despertar, manter-se alerta aos sinais da vida e do coração, que deseja viver de forma autentica, presente e criativa. O Atleier Yab-yum convida essas pessoas à envolver-se nos diferentes workshops e retiros oferecidos em base de uma programação divulgada e possíveis propostas de residência para artistas elaborarem seus próprios projetos. 

 

Objetivo

- Ser um lugar de referencia e preservação das artes tradicionais ligadas ao sacro e ao oriente. 

- Um lugar que recebe vários mestres das artes plásticas que também promovem a evolução da consciência para promoverem workshops e retiros mais longos - iniciantes e avançados. 

- Residência artística para artistas que se identificam com a proposta, para desenvolverem seus próprios projetos. 

- Espaço que abre para novas formas contemporâneas de arte e atividades contemplativas, que honra e reconhece a árvore genealógica artística e filosófica da origem da evolução consciente e continua seu despertar adiante - mantendo suas raízes profundas e seus galhos novos fortes. 

Receba as atualizações

Para ficar sabendo da agenda e eventos do Atelier YabYum, inscreva-se para receber a Newsletter de Tiffani Gyatso, aqui no pé dessa página, ou escreva para: arteperegrina@gmail.com

© 2015 Tiffani Gyatso

Tiffani Gyatso

Atelier YabYum

Cx.Pst. 66 Extrema, MG

37640-000 - Brasil

E-mail: arteperegrina@gmail.com

  • Instagram ícone social
  • Facebook Classic
  • YouTube Social  Icon