Workshops com Tiffani Gyatso e Atelier YabYum

 

Tiffani realiza workshops em fins de semana ou modulados em vários encontros em diferentes cidades.

Os temas de suas aulas são: ThangkaArte Sacra Tradicional do Tibet, Mandalas em base da Geometria Sagrada do Oriente Médio, Processo Criativo do artista, Pintura Intuitiva, coaching/residencia no Atelier YabYum e Pintura com a equoterapia.

Todas as aulas são em formato de imersões e todos os temas dos workshops e retiros são fortemente direcionados para o auto-conhecimento, tendo a arte em suas múltiplas facetas como apoio.

 

Abaixo segue a agenda resumida e em seguida com mais detalhes.

Para consultar Tiffani sobre workshops em outros espaços ou deseja convida-la para ministrar um curso ou uma palestra, entre em contato.

 

Agenda resumida e abaixo com mais detalhes:

Fevereiro 21 à 26 - Atelier YabYum, Extrema (120km de SP)

- Retiro de Carnaval - Memória Espaço Luz 

Professores internacionais: Com dançarina Carolina Fonseca (Portugal, Danza Duende), com cineasta Mael Lagadec, (França), Tiffani Gyatso e Ahanti em um Corpo Criativo. 

Março 7 e 8 - Botucatu, SP

- Workshop de Thangka

Março 21 - Atelier Marta Vaz

- Workshop de desenho Geometrico Marroquino, finalizados em azulejos. 

(*em breve mais informações)

Março 28 - Hípica Conexão Equestre, Bragança Pta, SP

- Vivência "Perto do Coração Selvagem" - o que os cavalos nos ensinam sobre a arte e sobre nós mesmos.

Junho 28 à Julho 4 - Atelier YabYum, Extrema (120km de SP)

- Retiro Anual de Thangka 

Setembro 26 à 30 - "Close to Wild HeArt, healing with Art and Horses", Arizona, EUA

 (*em breve mais informações)

AGENDA 2020

 

Retiro de Carnaval 2020

RETIRO DE CARNAVAL 2020


MEMORIA ESPAÇO LUZ  21 a 26 de fevereiro
Com Carolina Fonseca (Portugal), Mael Lagadec (França),

Tiffani Gyatso e Ahanti

​Atelier YabYum, Extrema, MG (120km de SP)

DANÇA - FOTOGRAFIA - MEDITAÇÃO - PINTURA

Despertando o Corpo Criativo e Autêntico na Memória do Espaço Luz

Ser criativo para muitos significa apenas ter boas ideias, mas se olharmos profundamente para a manifestação da criatividade autentica, percebemos que ela surge de forma pura à partir de um espaço interno livre e conectado com todo o mundo à sua volta. Uma pessoa que aprofunda-se no conhecimento de sua própria liberdade interna, é capaz de manifestar uma vida com opções infinitas sendo que não se limita à uma identidade rígida, mas sim flexível, fluida, mutável, vibrante e inspirada. 

 

No mundo atual, a comunicação passa principalmente pelo senso visual. Compartilhamos constantemente imagens estáticas ou em movimento capturadas por nossos telefones com a intenção oculta ou clara de conectar nosso ser superior à outras pessoas. Se você quer comunicar sua dança, por exemplo, certamente usará imagens.

 

Nesse retiro iremos convidar cada participante à experimentar cada ferramenta visual, sendo usando um camera, um pincel ou o próprio corpo, para construir a própria realidade e imagem de forma consciente e integrada dentro da teia de relações entre corpo e mente - nossas e à nossa volta. 

Nesse retiro imperdível, onde juntaremos distintas formas inspiradoras de expressão artística, daremos espaço ao espontâneo, permitindo-nos surpreender de formas criativas com a energia que brota direcionada às nossas virtudes.

 

Aberto à todas as pessoas com ou sem experiência artística, mas prontos à um mergulho na memória do próprio espaço!
#retirodecarnaval #retironocarnaval #carnaval2020 #meditacao


Imperdivel!!!! 

Desenho, Pintura e ensinamentos de Tara Verde - Thangka

“Pintando o Nirvana - introdução à Arte do Budismo Tibetano”

Palestra aberta

Sexta, 6 de março às 19hs. Refugio Paradiso, Botucatu, SP

A Arte Sacra tem o propósito de criar uma ponte entre o ser humano e o Divino. Cada símbolo que é representado, cor e formas são como um alfabeto que combinando forma um livro que indica o caminho para a libertação ou simplesmente fazendo-nos recordar da nossa verdadeira fonte - de onde viemos e de onde tudo surgiu e que a separação de si mesmo e o Divino não passa de uma ilusão. 

A arte budista Tibetana de Thangka é sobre esse rico e complexo alfabeto de códigos, verdadeiras chaves para destravar portas no nosso inconsciente e alcançar a liberação - nirvana.

Tiffani Gyatso, uma artista brasileira, estudou arte sagrada do budismo tibetano no Norbulingka Institute na Índia fundado por SS o Dalai Lama por 3 anos e ensina Thangka há mais de 12 anos. Ela estará aqui compartilhando conosco sobre sua própria história de arte e budismo, e como alguém pode entender de uma maneira simples, íntima e intuitiva o panteão dos budas da iluminação.

 

Pintura com Tiffani Gyatso e empoderamento com Lama Jangchub

Workshop 7 e 8 de março, Botucatu, SP

Thangka - Pintando a Face da Compaixão: Tara Verde

Uma Introdução pratica de desenho e pintura Tradicional Tibetana

 

Tara Verde é a deidade iluminada mais querida de todo o Tibete. Ela é verde como esmeralda, representando o elemento ar, que move o karma e acelera nosso passo para a verdadeira liberação. Seus olhos são de profunda compaixão, nos olhando como uma mãe misericordiosa. Ela esta sentada sobre um trono de lotus, mas prestes a se levantar para ajudar aqueles que lhe evocam para atravessar o grande rio de samsara. Ela cresce dentro de nós mesmos quando entoamos seu mantra e quando visualizamos ela dissolvendo em nós mesmos. 

 

Essa é a essência de Tara Verde, a qual iremos aprender através do desenho tradicional tibetano de Thangka. Todos os budas e bodisatvas possuem medidas de proporções rigorosas, como se seus corpos de luz fossem letras de um alfabeto dos iluminados. Desenha-los é compreende-los. É exercitar uma maneira artística fora dos nossos hábitos e seguir uma disciplina. Apos a pratica de desenho, transferimos o mesmo para uma tela e pintamos com uma das técnicas de sombreamento que é mais usada em murais. Finalizamos com os traços de seus olhos, que por fim se abrem e permanecem na nossa presença. 

 

Pessoas com pouca experiência em arte são bem vindas! Vamos nos concentrar mais no processo de apoio que a pintura nos fornece para meditação, do que esperar um produto final. Nesse curso você terá um ‘sabor’ de todas as passagens para pintar um thangka e poderá levar para casa uma pequena tela do rosto de Tara Verde. 

Esse curso é também pre-requesto para o retiro de uma semana onde se pinta a Tara completa. 

Antes de começarmos com a parte pratica da pintura, Lama Janchub irá transmitir os ensinamentos e pratica de Tara Verde.

Data: 7 e 8 de março das 9h às 17h. Ensinamentos com Lama devem ocorrer antes e depois desse horário sujeito à alterações para melhor ajustes*

Local: Refugio Paradiso, Rodovia Mal Rondon, Km 241 - Zona Rural, Botucatu - SP. https://refugioparadiso.com.br

Valor: Rs460 (ensinamentos + alimentação) ou Rs620 (ensinamentos +alimentação + hospedagem). Todo material de pintura também esta incluído. 

Inscrição: contato@refugioparadiso.com

Perto do Coração Selvagem

"O que os Cavalos nos ensinam sobre nós mesmos e a pintura"
#pinturaintuitiva


Uma Oficina de contemplação e contato com os cavalos, e a reflexão de seus aspectos e sua energia na pintura livre com a artista Tiffani Gyatso.

Iremos apresentar a você a natureza desse animal compreendendo a sua forma de comunicação, passando por uma manhã na presença e na interação com eles nos piquetes e no redondel com o cavaleiro Kether Arruda, atentos a sensibilizar-nos com seus humores e o modo como também o animal reflete e reage ao que apresentamos a eles. Assim conhecendo um pouco mais de nós mesmo através do olhar dos cavalos.

Essa experiência irá despertar aquela emoção mais latente em cada um na medida que Tiffani nos conduzirá a uma serie de observações, questionamentos onde cada um irá definir em anotações próprias. Com esse material interno remexido, iremos de frente às telas, tinta e cores e aprender a usar esses materiais assim como usamos a sela e as rédeas e mesmo quem nunca pintou antes será capaz de se expressar com essa proposta, que não será a busca da anatomia realística da forma, mas sim da expressão intuitiva das emoções. A intenção é despertar nossas emoções e senti-las de forma intuitiva - quem elas são, o que pedem de nós, como podemos dialogar de forma criativa com tudo que vive internamente, deixando uma nova inteligência contemplar nosso ser, a inteligência do Coração Selvagem, aquele conectado mais profundamente com quem realmente somos. 

Tudo isso num lindo cenário da hípica Conexão Equestre, com vista para as montanhas e ar puro!

Todos bem vindos! Com ou sem experiência alguma com cavalos ou pintura.

"Entre repressão e expressão - escolha expressão!" Alok - mestre zen.

Valor: Rs360

Inclui: todo material e coffee break. Não inclui almoço (Restaurante à cerca)

Horario: 9:30 às 17:00

Telefone: 11 97188-3113
E-mail: contato@conexaoequestre.com.br
Endereço: Bragança Pta, CEP 12902991

Retiro Anual de Arte da Pintura Tibetana

RETIRO ANUAL DE ARTE DE PINTURA TIBETANA : THANGKA

De 28 de junho a 4 de julho

Atelier YabYum (Retiro Tao Tien), Extrema (120km de SP)

Essa imersão intensiva de 5 dias na ​Arte Tradicional do Budismo Tibetano serve para quem quer se aprofundar no dharma e também para aqueles que querem um primeiro encontro com a arte sacra do budismo. Não necessita de experiência prévia, é suficiente trazer sua dedicação verdadeira e motivação. Porém é um estudo que exige muita dedicação e foco.

Os participantes que vem pela primeira vez, poderão escolher entre Buda Sakyamuni (o Buda historico) ou Buda da Medicina para desenhar e completar a pintura.

Para aqueles que já fizeram um curso de thangka completo anteriormente, poderão escolher entre: Tara Branca, Tara Verde, Tara Vermelha, Guru Rimpoche, Vajrasatva, Manjushri ou Vajradhara.

Primeiro irei receber o grupo com muita alegria no Atelier YabYum, construído com o propósito de acolher todas as manifestações das artes sacras e as artes que se dedicam ao despertar da consciência. O proprio ambiente ja inspira e nos lembra naturalmente de nossas motivações mais sinceras, um componente essencial para a pratica das artes sacras.


Começaremos com explicações teóricas de:

- Como serve a iconografia budista para a pratica do dharma

- Da onde surge o panteão de budas e bodisatvas no budismo tibetano

- A qualidade de algumas dos budas que iremos trabalhar

- Simbolos, proporções e cores

- Técnica de desenho, transferencia, pintura tradicional (acrilico, aquarela e pigmentos) e acabamentos

- Mantras e meditação durante a pratica de pintura

 


Os participantes ficarão acomodados em dormitórios (separado F e M) e todas as refeições deliciosas serão oferecidas com carinho. Faremos meditação no templo todas as manhas e noites.

 

A intenção dessa imersão na arte sacra, é lhe proporcionar uma experiência de silenciar a mente e seguir a disciplina artistica como meio de conectar-se ao divino.

 

VALOR: R$1.620 - inclui:

. Curso com todo material 

. Acomodação compartilhada dividido em M e F (6 noites e 5 dias inteiros de aula)

. Todas refeições: Café da manhã, almoço, café da tarde e janta. Tudo vegetariano.

Modos de Pagamento:

A vista por deposito ou transferencia bancaria para o Banco Itau. 

Solicitar inscrição por e-mail: arteperegrina@gmail.com

Chegada domingo dia 28/6 a partir das 14hs. Início das aulas dia 29/6 às 9hs ao dia 3/7 as 17hs.

Saida sabado dia 4/7 entre as 9hs e 11hs. Dia 29 teremos a celebração do aniversário de Tiffani! :)
 

Como chegar: De carro, procure com Retiro Tao Tien no google maps ou Waze.
De ônibus para Extrema (descendo em Vargem, 10km antes) com pick up organizado (valor por pessoa por viagem a partir de Vargem Rs30). Ou uber por um contato pessoal a partir dos aeroportos de São Paulo.

Veja AQUI fotos de workshops anteriores

Please reload

Tiffani Gyatso

Atelier YabYum

Cx.Pst. 66 Extrema, MG

37640-000 - Brasil

E-mail: arteperegrina@gmail.com

  • Instagram ícone social
  • Facebook Classic
  • YouTube Social  Icon

© 2015 Tiffani Gyatso