A Face da Compaixao

Introdução à Pintura Sacra do Tibete: Thangka

facebook_untitled.jpg

4 Aulas Online • 90min

Desenhando e pintando a face do Buda

Inglês e Português (tradução simultanea) 

 

Quintas-feiras:

25 FEV | 4 | 11 | 10 MARÇO 2021

HORA:

3PM São Paulo

10AM Los Angeles | 1PM New York

20% de desconto com o código BRAZIL25

de US80 por US60 (no cartão e paypal)

As pinturas de Thangka são desenhos de divindades sagradas e seres iluminados que seguem regras de proporções, símbolos e cores. O desenho de um Buda na arte sagrada tradicional não indica sua anatomia física, mas sim a anatomia espiritual de uma mente desperta. A pintura em si canaliza os ensinamentos em um nível intuitivo direto, onde o praticante coloca seus olhos na imagem e é capaz de desbloquear sua própria natureza de Buda combinada com dedicação e consistência.

 

Esta é uma oficina de arte sacra, uma ioga da mente e do corpo para transformar seu artista interior em uma oferenda de beleza, simetria, equilíbrio e de benefício. A prática de um artista sagrado tradicional é colocar de lado nossos próprios desejos e visões mundanas e dedicar nossos esforços para seguir o que centenas de outros artistas sagrados fizeram por séculos, nutrindo a existência de uma linhagem viva de ensinamentos budistas da distante terra de Tibete.

 

Iremos fazer preces juntos, alinhar nossa motivação e intenção, aprender sobre materiais e técnicas tradicionais e gerar muita alegria em nossos corações! Este curso está aberto a iniciantes e também a artistas experientes, pois não se trata apenas de um curso de arte, mas de um alinhamento da meditação e da motivação. Desperta alegria, entrega e união com a beleza da amada mente desperta já dentro de cada um de nós. Seja todos bem-vindos!

PROGRAMA DETALHADO
. O curso será ao vivo no ZOOM em inglês com tradução simultânea em português. 
. As aulas serão gravadas e alunos podem acessar quando quiser.
. Faça a matrícula no site em inglês da Yangchenma, usando o código de 20% para brasileiros BRAZIL25
. Dúvidas escreva para : artistaperegrina@gmail.com
SESSÃO 1 | 25 DE FEVEREIRO
Nesta primeira aula, entenderemos como o dharma é apresentado por meio de proporções e símbolos na imagem de Buda Sakyamuni - uma verdadeira anatomia espiritual. Para manter as proporções do Buda como um símbolo poderoso, os tibetanos definiram as proporções sagradas apoiadas por uma grade de medidas. Após a introdução teórica, utilizaremos lápis e régua para compreender e desenhar a grade sobre papel.
 
SESSÃO 2 | 4 DE MARÇO
Fizemos nossa grade e hoje desenharemos a face do Buda em cima dela, usando a técnica de copia. Não subestime a prática simples e humilde de copiar, e aprenda o caminho do artista sagrado que se aperfeiçoa para se tornar um canal do sagrado.
 
SESSÃO 3 | 11 DE MARÇO
Vamos agora transferir nossas linhas finais para um papel mais grosso e adequado. Verificaremos todas as proporções e compartilharemos nossas experiências e dúvidas. Os thangkas tibetanos tradicionais são pintados com tintas minerais e os mais modernos com acrílicos. Como uma aula online para iniciantes, aproveitaremos a vantagem dos lápis de aquarela para aprender sobre o simbolismo da cor e algumas técnicas de sombreamento. Lembrando que é uma arte tradicional, o que significa que nossa voz criativa é colocada em repouso e é oferecida para servir a uma linhagem contínua de ensinamentos budistas.
 
SESSÃO 4 | 18 DE MARÇO
Nossa última aula será dedicada aos retoques finais, que são contornos e detalhes dourados. Terminaremos abençoando-o com um mantra e com instruções de como continuar os estudos e como lidar com a arte sacra em sua vida.
IMG_2026.jpg

MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA O CURSO

- 1 papel grosso tamanho A4 ou maior com uma superfície lisa, sem textura (pelo menos 120g /m, melhor 300g /m)

- Papel sulfite em torno de 75g / m (apenas para esboçar)

- Uma lapiseira 0,5 HB ou 2B

- 1 lápis 6B

- Régua, compasso e borracha

- 1 kit de 12, 24 ou mais de lápis de cor aquarela

- 1 pincel de aquarela fino, macio mais ou menos tamanho de um lapis, ou pincel recarregavel de água 

- Canetas Micron ou Pin ball pretas: 0,05 e 0,5 ou o kit (como link) 

- Caneta mícron ou Pinball vermelha / marrom: 0,2 (está ok outro número se você não encontrar 0,2)

- Uma variação de canetas douradas e / ou tintas douradas