Os Oito Símbolos Auspiciosos do Budismo Tibetano

October 3, 2016

Os Oito Símbolos Auspiciosos do Budismo Tibetano

 

 

Tib.: tashi-tag-gyay (trad.:”auspicioso””símbolo””oito”)

Por Tiffani Gyatso

 

 

No budismo, os oito símbolos auspiciosos representam as oferendas que os deuses fizeram à Buda Sakyamuni assim que ele atingiu a iluminação. Brahma, o deus de toda criação, com quatro cabeças e amarelo em cor, foi o primeiro à vir e oferecer uma roda dourada com mil hastes, pedindo à Buda que ele fizesse a roda do dharma girar, passando seus ensinamentos. Depois apareceu Indra, o deus branco do céu, apresentando uma concha branca, representando a proclamação do dharma. A deusa da Terra Sthavara (Tib. Sayi Lhamo), que nasceu ao testemunhar a iluminação do Buda, lhe presenteou com um vaso com o néctar da imortalidade. Iconograficamente, em algumas representações, Brahma e Indra estão ao lado do trono, oferecendo ao Buda a Roda e a Concha.

 

Antigamente a imagem do Buda não era representado por uma figura humana, mas apenas por símbolos, o mais comum era pela figura de seus pés, onde na sola havia muitos outros símbolos representando suas qualidades de iluminação. Outra representação de Buda, era um trono vazio, a árvore Bodhi, ou a própria roda do dharma. Alterações dos mesmos símbolos também existem no Hinduísmo e no Janaísmo. 

Os Oito Símbolos Auspiciosos são os símbolos mais populares no budismo tibetano. Eles são usados durante eventos grandes como ensinamentos, exibidos na entrada de templo em tecidos esticados, ou em tecidos nas portas, desenhados com giz no chão para receber os mestres e em toda a decoração de objetos, templos e altares. Eles tem a função de estarem presentes em todo espaço sagrado, para nos lembrarmos das qualidades do Buda e do dharma.

 

Os Oito Simbolos Auspiciosos podem ser representados separadamente, em um conjunto de pares, de quatro ou oito. Os Oitos símbolos são os seguintes:

 

1. A Flor de Lótus 

2. A Roda do Dharma 

3. O banner da vitória

4. O Nó sem fim 

5. Um par de peixes dourados

6. O Vaso de tesouros

7. Um precioso guarda-sol

8. Uma Concha branca