Historia da Arte no Tibete

October 9, 2015

 

Aqui compartilho com voces um resumo para entender como se deu inicio da arte budista dentro do Tibete. Entendendo a historia do país, da religião, podemos ver o sentido mais profundo da existencia dessa iconografia. 

 

Thangka de Guru Rimpoche e ao lado suas consortes: Mandarava e Yeshi Tsogyal. Foto: cortesia Tricycle

 

 

COMO O BUDISMO COMEÇOU NO TIBETE
Interpretação e tradução por Tiffani Gyatso

(ref.: buddhism.about.com and the metropolitan museum)

 

Para entender como a arte tibetana se formou, é fundamental estudarmos o inicio e desenvolvimento do budismo no Tibete.

Antes do budismo ser introduzido no Tibete, prevalecia a religião xamanica nominada Bon. O budismo foi notado no Tibete no ano de 641DC quando o rei Songtsen Gampo casou-se com a princesa Bhrikuti do Nepal Weng Chen da China. Ambas já budistas, facilitaram a conversão do rei para o budismo, inclusive trouxeram as primeiras estátuas budistas.

Songtsen Gampo construiu os primeiros templos no Tibete: Jokhan em Lhasa e Changzhug. O Templo de Jokhan foi construido primeiramente para hospedar a estátua mais venerada do Tibete ainda hoje. A estátua de Jowo Shakyamuni trazida pela esposa chinesa do rei. É uma estátua que retrata o Buda com doze anos de idade e se diz que foi com a permissão do próprio Buda que ela foi feita.

Por volta do ano de 755DC o rei Trisong Dechen, oficializou o budismo e convidou mestres famosos para visitar o Tibete. Um deles foi Shantarakshita e Padmasambhava, também conhecido como Guru Rimpoche.

Guru Rimpoche veio da India e introduziu o tantrismo; pacificou os espíritos irados do Bon e os tornou em protetores do Dharma. Ajudou na construção do primeiro monasterio, o de Samye. A escola Nygma se formou – a primeira das quatro linhagens do Vajrayana, como é chamado o budismo tibetano.

 

Foto public domain: Estatua Jowo - no Johkhan, Lhasa.


 

SUPRESSÃO
 

Em 836 o rei Tri Ralpachen, apoiador do budismo, morreu. Seu irmão Langdarma passou a ser o rei, suprimindo o budismo e trazendo o Bon de volta a ser a religião regente. Após alguns anos, Langdarma foi assassinado por um monge. O poder foi dividido entre seus dois filhos e com isso o Tibete se desintegrou entre pequenos reinados.

 

MAHAMUDRA
 

Enquanto o Tibete estava pratica