MAIS SOBRE NOSSOS TEMAS ESCOLHIDOS

xbw6czbyfcgq7ubm56cdwlhe7q_3.jpg

MANDALAS DE ANDALUSIA

RESIDENCIA E EXPEDIÇAO ARTISTICA

De 2 a 11 de Junho 2023, Frigiliana, Espanha

Com Tiffani Gyatso & Victoria Ivanova

Se você ama mandalas e quer saber mais sobre os mandalas exóticos de Andalusia e aprender a desenha-los mesmo sem experiência prévia, trazer a essência do mandala para seu corpo através de movimento consciente, se você adora viajar, conhecer lugares novos, fazer novas amizades, bailar em celebração e repousar em meditação, esse é o lugar para você fazer parte.

1.jpg
Painting-Holidays-in-Andalusia-Gallery-6.jpg

"O amor supera,  o amor encanta, aqueles que vivem o Sagrado Coração se alegram!"

2 a 11 de Junho 2023, Frigiliana, Andalusia, Espanha.

 

10 dias de residência cultural e artística exclusiva em uma das vilas mais bonitas e privadas perto de Málaga, Espanha, local de nascimento de Picasso. Visitaremos a mágica Alhambra e testemunharemos o patrimônio da UNESCO em Granada e a arquitetura deixada pelo Império Árabe na Espanha.

 

Nossa residência será em Frigiliana, uma das mais belas e charmosas vilas brancas da Costa del Sol. Esta residência é inspirada na beleza e na arte antiga. Estaremos mergulhando na geometria única e perfeita desta arte sacra, tomando como referência os arabescos mouros do Palácio de Alhambra em Granada. Iremos além do papel e deixaremos o mandala pulsar em nossos corpos também, permitindo uma transformação completa através da arte dos mandalas.

Vamos dançar em celebração à vida e novas amizades fundadas durante esta jornada em volta à mesa farta e tardes de por do sol. Vibraremos com a intensa energia de um tablao tradicional de flamenco e juntas iremos agradecer aos mimos da vida visitando um tradicional Hamman, os famosos banho Árabes. 

Nesta residência de 10 dias, vamos aprender os princípios da arte da geometria sagrada, com a pintora internacional, especializada em Arte Sacra Budista e Geometria Persa, Tiffani Gyatso.


Vamos nos mover e nos conectar com nossa respiração, restaurando o frescor e o fogo interior da mandala. Dançaremos enquanto contemplamos as montanhas, o céu azul e o mar da nossa vila com a renomada dançarina Victoria Ivanova. Ao final da residência, juntos, criaremos uma dança do viver com o mandala vivo interno e externo.

Teremos a oportunidade de degustar vinhos nacionais e locais, únicos nesta parte da Espanha, guiado pelo famoso etnólogo Antonio Fernández com tapas típicos;

D1024_91_314_1200.jpg

MANDALAS, A GEOMETRIA SAGRADA DE ALHAMBRA

 

A geometria sagrada é o estudo das formas na natureza percebendo um padrão repetido em coisas diferentes, como hexágonos em favos de mel e em flocos de neve, ou uma estrela pentagonal formada pelas cinco pétalas de uma flor de jasmim ou nossos cinco dedos e novamente na órbita Vênus em relação à Terra a cada 8 anos.

Dizemos que é sagrado porque é a matriz do que sustenta e promove a vida no universo. Somos capazes de pegar essas geometrias e fórmulas harmoniosas e fazer arte. As culturas islâmicas usam a geometria em sua arte e arquitetura com grande entusiasmo e grande habilidade, pois se diz que a linguagem divina pode ser melhor manifestada na perfeição dos princípios matemáticos e padrões geométricos como a melhor representação dela.

No início do nosso retiro visitaremos o Palácio de Alhambra, onde poderemos contemplar tal arte e inspirar nossas próximas criações de volta ao nosso lugar privado. Com um compasso na régua partiremos de um papel em branco para aprender a construir alguns dos desenhos que vimos nos murais de Alhambra. Com as habilidades que você aprenderá, você poderá continuar criando em casa com as poucas regras da geometria sagrada que aprendeu durante esses dias. Em Veja aqui mais Mandalas Sagradas de Tiffani Gyatso

IMG_7660.JPG

MANDALAS ALEM DAS LINHAS

Se os mandalas que desenhamos é uma matriz da natureza, então as possibilidades vão muito além do papel e tomam vida e movimento. Nosso corpo e como nos posicionamos entre os corpos dentro das relações e como nos movimentamos no mundo é um mandala vivo. Tornar consciente a potência do que criamos em nosso movimento e com a sinergia que geramos na presença de outros, tem o potencial de abrir real horizontes de perspectiva de como nos posicionar no mundo e nas relações. 

Com profunda presença, despertando os sentidos, iremos criar círculos de consciência em grupo e também com o céu e com a terra, aprendendo a despertar a energia de cada momento em seu maior potencial dentro do mandala do corpo, do coração e do espirito. 

O QUE ESTA INCLUIDO:

- Hospedagem em uma mansão particular e tradicional.

- Passeios de um dia à Málaga e Granada.

- Visitar as charmosas vilas próximas de Frijiliana e Nerja.

- Visita à Alhambra, patrimônio da UNESCO

- Um verdadeiro deleite em um Hamman, banho Árabe 

- Um tablao de Flamenco nas famosas cuevas de Granada

- Degustação de vinhos da região com tapas típicos

- Introdução à geometria sagrada e criação de mandalas 

inspirados nos arabescos mouros do palacio de Alhambra

- Aprender a como colocar seu corpo na vida e como você pode

estar presente através de movimentos conscientes.

- Os princípios da dança dentro do mandala vivo

- Dança, comemoração, comer, rir, fazer arte, amizades, 

meditar, se inspirar e experimentar a vida conosco em Andalusia!

9EE21B65-32F3-4070-A3AF-4672289653BC.JPG

Foto grupo de 2022 com Tiffani e Victoria

ITINERARIO

(ordem do programa sujeito a mudanças)

 

2 de Junho, sex. __________

Chegada

Introdução ao programa

Jantar

 

3 de Junho, sáb. __________

Desjejum

Atividades artísticas

Almoço seguido de siesta

Atividades artísticas

Jantar

 

4 de Junho, dom. __________

Desjejum

Atividades artísticas

Almoço seguido de siesta

Sol e piscina

Tarde e jantar em Frijiliana

5 de Junho, seg.__________

Desjejum

Atividade artistica

Almoço seguido de siesta

tarde na praia

6 de Junho, ter. __________

Desjejum e partida para Granada 

visita à Alhambra e Tablao

7 de Junho, qua. __________

Desjejum

Atividades artísticas

Almoço seguido de siesta

Atividades artísticas

Jantar

8 de Junho, qui. __________

Desjejum e ida para Malaga

Degustação de vinhos, Centro histórico e Hamman

9 de Junho, sex. __________

Desjejum

Atividades artísticas

Almoço seguido de siesta

Tarde Livre

Jantar

10 de Junho, sab. __________

Desjejum

Manha livre

Almoço seguido de siesta

Preparação de oferendas

Celebração

11 de Junho, dom. __________

Partida após desjejum

IMG_7971.JPG
Screen Shot 2022-09-26 at 16.39.51.png

MINISTRANTES

IMG_7728.jpg

Victoria Ivanova

 

Bailarina, coreógrafa, professora Victoria nasceu na Sibéria, Rússia e mudou-se para Andaluzia (Espanha) onde vive há mais de 10 anos desenvolvendo sua carreira artística. Nos breves períodos em que morou na França e na  Argentina; depois mais 10 anos em Milão (Itália) trabalhando como diretor artístico e professor na MetissArt Danza; agora ela vive permanentemente em Nova York. Trabalha e colabora com o projeto internacional Duende Dance há mais de 15 anos. É integrante da Companhia de Dança "Salamantras" (Gypsy Duende) que excursionou ao lado do famoso violinista Roby Lokatos. Ela é a  organizadora de eventos e projetos culturais na Europa, produtora do Festival de Dança Costa del Sol que se realiza há 7 edições em Málaga (Espanha). Ela é uma dançarina da Companhia de Dança de Personagens Russa “Russiyana” em turnê na Rússia e na Itália. Victoria foi convidada a participar como artista e modelo em programas de televisão e comerciais; a festivais, embaixadas, congressos, etc. Ela é uma bailarina que traz sua arte para o mundo, transmitindo às pessoas felicidade, magia, amor pela vida, pela dança e por si mesmas. Mais em:  www.victoriaivanova.org

Tiffani Gyatso

 

É uma artista brasileira e a primeiro artista ocidental a estudar no Instituto Norbulingka, Índia (2003-06) a arte sagrada do budismo tibetano, Thangka. Anos depois, fez especializações em Geometria Islâmica na Prince School em Londres (2016-19) e Design Gráfico na CT Training Schule, Alemanha (2001) e pratica consistentemente pintura Zen com Alok, seu professor de chinês. Desde 2016 que inclui a experiência da dança como auto-investigação e combustão num corpo de criatividade ministrado pela sua professora Yumma Mudra da Escola Danza Duende. Executou e coordenou as pinturas do templo budista em Viamão, RS (2007-12) na comunidade de Lama Padma Samten. Ela fundou o Atelier YabYum, um centro de retiro de arte nas montanhas de Extrema, Brasil. Ela oferece workshops em todo o Brasil, Peru, Chile, EUA, Índia e Nepal onde orienta grupos anualmente. Além das artes tradicionais, desenvolve seus trabalhos contemporâneos que incluem cavalos para estimular sua percepção dos sentidos e cria a partir de um espaço intuitivo e auto investigativo, traduzindo-se em códigos pessoais que se transformam em arte com grande beleza e sensibilidade. Saiba mais: www.tiffanigyatso.com

49F7418D-4A84-4882-A026-BFC3EF318B13.JPG

O ESPAÇO / Vila La PEQUENA ALHAMBRA

O Local também é conhecido como Chalet "Pequena Alhambra"

 

A casa é encantadora, com piscina, jardim e pátios mouros, onde será oferecido este retiro, não muito longe da pequena cidade de Frajiliana. A propriedade é uma pequena reprodução do Palácio de Alhambra de Granada, construído pelo famoso arquitecto Bernardo Pozuelo. É um lugar maravilhoso entre o mar e as montanhas, com uma vista panorâmica da Costa del Sol. Frigiliana é uma histórica cidade branca, famosa por sua beleza mourisca que recebeu o Prêmio Nacional de Beleza para as cidades mais bonitas da Espanha. Todos os verões sedia o famoso Festival das Três Culturas, música, dança e eventos culturais relacionados às culturas judaica, ortodoxa e muçulmana, que convivem há muitos séculos nesta cidade. Está localizado a 60 km de Málaga e 110 km de Granada, 200 km de Sevilha.

PARA QUEM E´ ESSE RETIRO

29497441_10157144172212004_2434539927365509589_n.jpg
IMG_7734.JPG

Victoria e Tiffani oferecem retiros e workshops há vários anos em muitos países diferentes e têm uma vasta experiência com grandes grupos, estando em diferentes lugares falando muitas línguas. Desta vez, as duas artistas se reúnem pela primeira vez, combinando seus dons de arte e dança. Elas tem em comum a mesma professora Yumma Mudra e seus próprios conhecimentos profundos associados a uma manifestação artística específica da cultura andaluza. Victoria morou há muitos anos na mesma casa que nos servirá como local de nosso retiro e isso acrescenta muito à facilidade do valor razoavel deste lugar maravilhoso.

 

Este retiro certamente receberá muitos dos alunos que já seguem seus cursos, mas está aberto a qualquer nova pessoa, mulheres, homens ou casais, que se juntem a nós esta semana. Estaremos aprendendo sobre a geometria islamica que muitos estaremos vendo em Granada e podendo ser criativos com as regras dessa arte, produzindo lindas peças para levar para casa.

 

Vamos conhecer mais sobre a alma do flamenco, deixar nossos corações serem tocados pelos choros da poesia, ritmo e movimento, mesmo que você nunca tenha dançado ou cantado, a ideia é se celebrar! Faremos algumas excursões curtas e longas e nosso objetivo é despertar o coração com o poder da arte, da dança e da união de todos nós.

DEPOIMENTOS

EXCURSOES

malaga.jpg
granada.jpg
nerja.jpg
frijiliana.jpg

Malaga, cidade de Picasso

Granada, rica na arte e arquitetura do Imperio Islamico e o coração do Flamenco.

Nerja, pequena vila com lindas praias

Frijiliana, é parte do circuito das "cidades mais belas da Espanha".

Palácio de Alhambra, Granada

 

É um rico complexo palaciano e fortaleza, que abrigou o monarca da dinastia Nacerida e a corte do Reino de Granada. Sua verdadeira atração, como outras obras muçulmanas da época, são os interiores, cuja decoração está no auge da arte islâmica. Esta importante atracção turística espanhola exibe os elementos mais famosos da arquitectura islâmica do país, juntamente com estruturas cristãs do século XVI e intervenções posteriores em edifícios e jardins que marcam a sua imagem tal como pode ser vista hoje. Dentro do recinto de Alhambra está o Palácio de Carlos V, palácio construído pelo imperador Carlos V do Sacro Império Romano em 1527. Juntamente com os vizinhos Generalife (uma vila que inclui extensos jardins e hortas) e o distrito de Albaicín, constitui o sítio inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO "Alhambra, Generalife e Albaicín, Granada".

Dawn_Charles_V_Palace_Alhambra_Granada_Andalusia_Spain-1.jpg
Screen Shot 2022-09-26 at 16.39.51.png

Hammam - purificando os sentidos

 

A tradição do banho é parte integrante da cultura do Oriente Médio e do Norte da África, muitas vezes ocorrendo em belas e antigas casas de banho. O banho é tanto um lugar para se reunir e conversar, quanto um lugar para relaxar e se limpar.

Se você ainda não ouviu falar de hammam, certamente o fará em breve. Este tratamento torna-se conhecido em todo o mundo por ser um ritual marroquino relaxante e depurativo com séculos de existência. Hammam difere um pouco do spa termal tradicional. Embora ambos sejam profundamente relaxantes e bons para a pele, em vez de usar águas termais, os tratamentos de hammam usam vapor quente para promover uma limpeza profunda e revigorante. 

VALORES

Euro 1.800

Entre em contato para as formas de pagamento

Incluido no valor:

  • Pick up em Nerja 

  • 9 noites (quartos camas duplas apenas)

  • Todas as refeições deliciosas na vila

  • Atividades artisticas e material

  • Transporte das excursões

  • :)) Entrada ao Alhambra Palace

  • :)) Mimo real Hamman Bath

  • :)) Tickets para show de Flamenco autêntico 

  • :)) Degustação vinho local

Não Incluido:

  • Passagens aéreas 

  • Seguro de viagem

  • Refeições fora da vila

  • Transporte do aeroporto até Nerja. (esperamos que você chegue até Nerja de forma independente, em Nerja buscamos e cuidamos de você :)
     

Para informações e pedido de inscrição, escreva para:

arteperegrina@gmail.com

Condições

  • Fazemos reservas com antecedência e grande organização é movida meses antes da viagem para maior segurança. Considerando isso nossas regras sobre cancelamento. 1: Cancelamentos antes da data 1 de Março 2023, devolução de 80% do valor do deposito feito. Após essa data o valor do deposito do sinal não poderá ser devolvido. Essas regras se aplicam à qualquer caso que ocorra. 2: Se por alguma força maior o retiro for cancelado, o valor total será devolvido.