memória

espaçoluz

RETIRO DE CARNAVAL 2020

Atelier YabYum, Extrema, MG - Brasil.
MEMORIA ESPAÇO LUZ  21 a 26 de fevereiro
Com Carolina Fonseca (Portugal), Mael Lagadec (França), Tiffani Gyatso e Ahanti

DANÇA - FOTOGRAFIA - MEDITAÇÃO - PINTURA

Despertando o Corpo Criativo e Autêntico na Memória do Espaço Luz 

 

Princípios trazidos da Universidade Choreosophy e Escola da Danza Duende 

Ser criativo para muitos significa apenas ter boas ideias, mas se olharmos profundamente para a manifestação da criatividade autentica, percebemos que ela surge de forma pura à partir de um espaço interno livre e conectado com todo o mundo à sua volta. Uma pessoa que aprofunda-se no conhecimento de sua própria liberdade interna, é capaz de manifestar uma vida com opções infinitas sendo que não se limita à uma identidade rígida, mas sim flexível, fluida, mutável, vibrante e inspirada. 

 

No mundo atual, a comunicação passa principalmente pelo senso visual. Compartilhamos constantemente imagens estáticas ou em movimento capturadas por nossos telefones com a intenção oculta ou clara de conectar nosso ser superior à outras pessoas. Se você quer comunicar sua dança, por exemplo, certamente usará imagens.

Carolina Fonseca, pintada por Catarina Gushiken, foto por Mael Lagadec

Tiffani Gyatso, performance e pintura, foto por Ana Cesarino.

A maneira como apresentamos nós mesmos através da imagem, de algum modo molda e revela nossa luz interior. Essa é a importância de aprender a linguagem visual. Uma arte que cria uma espécie de linha direta onde une tempo e espaço nos conectando. A câmera é o olho diante do olho. Vídeos e imagens são como um fluido… como a água, as imagens penetram em nossos sentidos e refrescam nossas memórias. Sonhos, símbolos, são as palavras da linguagem da natureza que moldam nosso mundo tridimensional. Eles construíram nossas civilizações e consciência universal. 

 

Nesse retiro iremos convidar cada participante à experimentar cada ferramenta visual, sendo usando um camera, um pincel ou o próprio corpo, para construir a própria realidade e imagem de forma consciente e integrada dentro da teia de relações entre corpo e mente - nossas e à nossa volta. 

Filme de Mael Lagadec estreando Carolina Fonseca

Quatro facilitadores irão trazer a essência das possibilidades de expressar a liberdade interna de forma criativa, baseando-se na sabedoria dos cinco elementos intercalada na exploração que cada um dos quatro facilitadores irá apresentar em uma distinta linguagem.

Meditação: prepararemos a base interna através da meditação. Quando estamos com muitas ideias, projeções e expectativas, é muito mais difícil criar de forma livre. O fundamento para explorar o Corpo Criativo, é ‘amolecer’ os conceitos não só de opiniões sobre o mundo e os outros, mas sobre si mesmo e a partir dessa visão, poder relaxar e experienciar um lugar interno com mais espaço. Com esse espaço claro e convidativo, poderemos receber as propostas artísticas de movimento, visão e manifestação. 

 

Movimento: Partindo do corpo iremos experimentar a dança como expressão em comunicação e expansão sinergética de improvisação consciente. Elaborado uma visão experimental quanto ao nosso corpo através dos próprios ritmos naturais (respiração, pulsação etc) iremos explorar como ocupamos o espaço com o que percebemos que somos e manifestamos quando nosso potencial autêntico é chamado e estimulado à despertar e dançar, guiados e inspirados pelos ensinamentos da DanzaDuende.

 

Fotografia: experimentaremos o olhar numa poética de enquadramento escrevendo através da luz um trabalho de arquétipos incorporando a arte como parte do nosso próprio corpo que manifesta. 

 

Pintura: A pintura irá unir o espaço vazio interno com a energia desperta através do movimento consciente e a visão da luz, para dar vida ao traço de nanquim através do gesto do pincel. Um corpo adormecido, sem consciência do seu potencial armazenado em cada memória muscular, não entrega em seu gesto toda liberdade que é possível expressar e viver. Queremos treinar nosso corpo, mente e visão para poder manifestar nosso potencial por inteiro e não em metades, aceitando a pintura como espelhos de nós mesmos usando como base concreta do despertar consciente do Corpo Criativo. 

 

Nesse retiro imperdível, onde juntaremos distintas formas inspiradoras de expressão artística, daremos espaço ao espontâneo, permitindo-nos surpreender de formas criativas com a energia que brota direcionada às nossas virtudes.

 

Finalizaremos com uma grande celebração onde todas as expressões se juntam na poesia de ser tornando nossa existência em uma verdadeira oferenda! 

PROPOSITO e PUBLICO

 

O retiro tem o propósito de oferecer um campo de experimentação artística motivado pela mente que deseja despertar e manifestar seu potencial vibrante e completo através dos suportes da meditação, do movimento corporal, da fotografia e da pintura. 

A intensão é que ao final os participantes possam ter acessado lugares internos de forma profunda, talvez aspectos de si mesmos apenas pensados mas nunca incorporados e manifestado. Essa será uma oportunidades para todos que já tem uma vida artística mas talvez apenas em um tipo de linguagem e também para aqueles que se sentem inspirados, mas nunca experimentaram se expressar artisticamente. 

MINISTRANTES

CAROLINA FONSECA Consagra a sua vida\Via ao estudo profundo da Dança e seus mistérios desde os 3 anos de idade. Licenciada em Artes Plásticas, nascida em Lisboa ( Portugal ). Têm um percurso muito particular de estudos rítmicos, entre a dança e o teatro através do tempo com etnias e culturas divergentes baseado no conhecimento do sopro e choreosophia.

Ensina e estuda Dança ( Danzaduende ) como método de entrar em contato com a verdadeira presença autêntica da simplicidade do ser, criando campos de sabedoria através da dança e do sopro profundo. Como Artista e Criadora, proporciona situações em Solitário\Solidário de ritualização que se integram naturalmente em âmbitos de Festivais, Museus, Teatros ou pequenas salas mais intimistas.

Considerado como fruto do seu trabalho percorrido por diversos países como: China, India, Nova York, Egipto, Europa, Mexico, etc. lecionando ou dirigindo criações em Companhia ou como solista em residência. @carolinaskydancer

Maël LAGADEC (Paris, 1984) é artista visual, fotógrafo, diretor de cinema e audiovisual. Vive e trabalha em Bruxelas, Bélgica. Desde 2005 é o fundador do estúdio criativo OS OLHOS O FAZEM E DO PRODUTO BABELFISH. Mäel é professor de fotografia e vídeo da Canon Bélgica e seu trabalho fotográfico é exibido regularmente na Europa, França, Itália, Índia, Portugal, Brasil Etc. Participando em vários festivais de cinema onde recebeu vários prêmios de honra como realizador e dramaturgo.

Hoje, Maël direciona-se mais para o mundo com significado sutil e simbológico, em 2018 fez uma curta metragem usando parceria com a J. Krishnamurti Foundation SOBRE MORTE E AMOR e em 2019 Publica finalmente seu primeiro livro fotográfico “LUNAR ”, Dedicado ao corpo e a Arte da Dança. @mael.g.lagadec

TIFFANI GYATSO é uma artista brasileira especializada em Thangka: ícones do budismo tibetano, onde foi a primeira ocidental a estudar no Instituto Norbulingka, India (2003-06). Fez especializações em geometria islâmica no Prince School em Londres (2016-17) e Design gráfico na CT training Schule, Alemanha (2001) e pratica consistentemente a pintura zen com Alok, seu professor chinês. Desde 2016 incluiu a experiência da dança como auto-conhecimento e combustão à um corpo de criatividade. Executou e coordenou as pinturas do templo budista em Viamao, RS (2007-12) na comunidade de Lama Padma Samten. Fundou o Atelier YabYum, um centro de retiros de arte nas montanhas de Extrema, MG. Oferece workshops no Brasil todo, Peru, Chile, EUA, India e Nepal para onde guia grupos anualmente. Além das artes tradicionais, ela desenvolve sua pintura em base do processo intuitivo e contemplativo explorando sua expressão em um trabalho de mergulho íntimo pela meditação e a tradução dos códigos pessoais e arquétipos através da pintura. @tiffani_gyatso  www.tiffanigyatso.com

AHANTI Executivo de sucesso e meditador há 19 anos, Ahanti se especializou no uso de meditações ativas e no trabalho com a polaridade sexual para criar práticas específicas do masculino e feminino. Ele lidera grupos de homens desde 2005 e desenvolveu o conceito “O Guerreiro & A Deusa", trabalho de recuperação do sagrado masculino e sagrado feminino para homens e mulheres, oferecido no Brasil desde 2013. É discípulo de Vasant Swaha, em cuja comunidade na Noruega viveu de 2001 a 2005. Foi o primeiro brasileiro a atuar como teaching assistant de David Deida, com quem realizou diversos grupos entre 2004 e 2016. Seu trabalho pode ser acompanhado pelo podcast “Homem Autêntico” (disponível nas plataformas de podcast), bem como em seu Instagram @guerreiroedeusa

e blog www.ahanti.com 

VALORES 
Rs 2.700 (por pessoa. Incl. acomodação, toda alimentação e workshop e todo material de arte.)

Pagamento em até 2x até 31 de janeiro.

Depósito/transferência para Banco Itau (solicitar dados por e-mail) ou via paypal. 

Solicitar inscrição via: arteperegrina@gmail.com

 

 

INFORMAÇÕES GERAIS

PARA QUEM é:

Não é necessário ter uma trajetória nessas artes - apenas identificação profunda com a proposta e entrega sincera de corpo e alma no processo do mergulho de conhecimento e transformação que será gerado. 

CHEGADA

Chegada dia 21 de fevereiro a partir das 14:00. Apresentação do retiro às 19:30 (após janta)

Término dia 26 e saída após café da manhã. 

Quem vem de CARRO, procurar no Waze ou Google maps, como "Retiro Tao Tien". 

Quem vem de ônibus, pegar para a rodoviaria de Extrema e descer em Vargem (ha ca.10km de Extrema). Avisar a hora de chegada e iremos organizar um veículo para buscar. *Colaboração de Rs30 por pessoa por viagem de Vargem até o Retiro. 

Local: Atelier YabYum, no sítio Retiro Tao Tien, 18km da cidade de Extrema, 10 de Vargem e 120km de São Paulo.

Vagas: Maximo 18 vagas, homens e mulheres.

Acomodações: Acomodações são no retiro Tao Tien, que não é uma pousada, mas uma pequena comunidade que recebe pessoas para retiros também. Total de hospede: 18. Dormitórios com até 4 camas (divididos por gênero).

 

TRAZER: Trazer 2 lençois, 1 fronha e toalha. Bota para chuva e capa ou guarda-chuva. Roupas confortáveis para se mexer e talvez sujar. Uma roupa que se sinta bela/belo para nosso último dia de celebração. Roupas quentes (as noites podem ser frias). Trazer celular com câmera, ou câmera fotográfica

Alimentação: Todas as refeições vegetarianas: cafe da manha, almoço, cafe da tarde (quando a atividade do dia permite) e janta (caldo e torradas). A limpeza da louça e do seu espaço é um trabalho comunitário que você faz parte - vivendo consciente! 

LOCAL:

Atelier YabYum que fica no Retiro Tao Tien perto da cidade de Extrema, MG (120km de São Paulo). Chega-se de ônibus ou carro. Informações serão dadas na inscrição.

www.tiffanigyatso.com/atelier-yabyum

PRODUCAO: Atelier YabYum - www.tiffanigyatso.com

Tiffani Gyatso

Referências: 

www.danzaduende.org

www.tiffanigyatso.com/atelier-yabyum

www.ahanti.com

www.taotien.com.br

download.png
ti_logo.jpg